Torta de Ricota

Torta de Ricota

Cozinha também é laboratório.


O relato que vem a seguir não pretende descaracterizar o ambiente da cozinha. Respeitada sua função específica de preparação do alimento, quero destacar, além desta especificidade, outra, talvez menos convencional, porém necessária quando o objetivo é criar e inovar. Para tanto é imprescindível fazer pesquisa na combinação e  mistura de diferentes ingredientes, testando-os em diferentes experimentos, não perdendo de vista o objetivo principal, ou seja,  criar e inovar, ou, recriar e aperfeiçoar.

Muitos  meses de pesquisa transcorreram até que eu pudesse apresentar aos meus queridos familiares a já famosa torta de ricota, feita por mim e que agradasse os seus paladares exigentes.

Neste período muitas etapas foram sendo executadas e vencidas com esforço e dedicação.

A primeira etapa foi a pesquisa e coleta de várias versões de receitas da torta em questão. Todas foram executadas e degustadas, e, após, colhidos e registrados os comentários e críticas feitas pelos participantes da degustação.

Na segunda etapa foi feito o estudo das impressões colhidas, após o que, foi reescrita nova receita, a qual foi testada e aperfeiçoada em muitas tentativas de ensaio e erro, sempre com a colaboração dos interessados pela pesquisa, o que, diga-se de passagem, muito mais por interesses de proveito pessoal, na degustação do resultado das receitas preparadas.

Na terceira e derradeira etapa a torta foi finalmente confeccionada e apresentada com a pompa festiva que o caso requeria, aproveitando-se para tal intento, o aniversário de um dos membros da família.

Todos finalmente degustaram e aprovaram a receita sugerida abaixo:

Ingredientes:

Massa:

  • 100 gr. manteiga (temperatura ambiente)
  • 02 colheres (sopa) açúcar
  • 01 ovo
  • 01 a 02 xícaras (chá) farinha de trigo (o ponto da massa determina a quantidade da farinha)
  • 01 colher (sobremesa) fermento químico

Recheio:

  • 800 gramas ricota esmigalhada
  • 100 gr. queijo tipo muzzarela ou prato
  • Raspas de um limão
  • Suco de dois limões
  • 04 ovos
  • 200 ml. nata ou creme de leite
  • 01 lata leite condensado
  • 05 colheres (sopa) açúcar
  • 02 colheres (sopa) farinha de trigo
  • 01 pitada de sal
  • 01 colher (sobremesa) fermento químico

Como preparar:

Massa:

Misturar a manteiga com os ovos, o açúcar e o fermento. Acrescentar o trigo e amassar com as mãos até dar ponto (a massa deve desgrudar dos dedos).

Forrar uma forma, redonda, de fundo falso, espalhando a massa com os dedos.

Recheio:

Colocar a ricota e o queijo em uma tigela e esmigalhar bem com as mãos, colocar no copo do liquidificador  juntamente com o leite condensado, o creme de leite ou nata, os ovos, o açúcar, o suco de limão, as raspas e o sal. Liquidificar e quando a mistura estiver homogênea, acrescentar o trigo e o fermento.

Despejar esta mistura na forma forrada com a massa e levar ao forno, 180 graus, por aproximadamente 40 minutos.

Quando a torta estiver assada, para finalizar, espalhar sobre a mesma, ainda quente, a seguinte mistura:

Despejar em uma tigela uma lata de leite condensado acrescentando ao mesmo, aos poucos, suco de dois limões, mexendo sempre, até que a mistura fique consistente. Por último, acrescentar a este creme, raspas de um limão.

Obs:

A altura da massa, nas bordas da forma, deve superar o recheio em dois centímetros.

  1. Sueli Ivete disse:

    Pergunto: Torta de Ricota
    Ao ler, cozinha também é laboratório, deparei-me com a Torta de Ricota.
    Curiosa, percebi que não se tratava de uma torta qualquer, mas sim, uma torta especial, diferente de todas que conheço.
    E, por mais que eu não goste desse laboratório, lendo os ingredientes, não conseguí mais esquecê-la, e rendo-me à tentaçao de prová-la.
    Como? Ora, vou fazê-la. Como?
    Primeiro: A forma. Que tamanho? afinal se for redonda, quanto de diâmetro?
    De alumínio com fundo falso?
    De lata com fecho ao lado para soltar o fundo?
    Aguardo, ansiosa por provar esta delícia. Abraços…
    Sueli

    • EvaEme disse:

      Querida Sueli,
      Sua dúvida é procedente. Falha minha em não especificar o tamanho da forma.
      Para esta torta utilizo uma forma de alumínio, de fundo falso, com 26 cm. de diâmetro.
      Esclareço também que, dependendo da potência do liquidificador, deve-se, com o auxílio de uma espátula, ajudar na mistura dos ingredientes.
      Posso ainda lhe garantir que a cozinha como laboratório é deveras interessante. O resultado das experiências degustativas nos estimulam a repetir mais e mais tais experiências.
      Desejo sucesso na confecção da torta e bom apetite na sua degustação.
      Graças pelo interesse,
      Eva Eme.

  2. Madalena disse:

    Olá amiga blogueira.. ….Oi Vivi, seu Blog está muito bacana, tá maravilhoso. Fico feliz por você, pois tudo o que é realidade, com certeza já foi sonho um dia, sonho que você acalentou por algum tempo e agora está concretizando. Parabéns.
    Essa torta de ricota amigaaaa, o que é isso… me deu água na boca e, gulosa como sou, as demais também. Beijão amiga. Sucesso.

    • EvaEme disse:

      Madalena, amiga e companheira de jornada profissional,
      Vivemos o sonho do passado, acalentamos novos sonhos que, acreditamos, serão realidade em algum tempo futuro. Assim, entre sonhos sonhados e sonhos realizados, desfilamos por esta vida…
      Grata pela amizade!

  3. Mattie disse:

    It’s one thing to knock off the tier boss’ underlings –
    you don’t essentially need Stage 5 components with a purpose to
    defeat these guys.

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …