Empadão de Carne e Palmito

Empadão de Carne e Palmito

Excelentíssimo Senhor Empadão



Na cultura culinária popular, o empadão reina absoluto. Em qualquer comemoração, ou mesmo somente no lanche doméstico, a presença do empadão agrada, via de regra, a todos.

As opções são múltiplas: de carne, de frango, de camarão, de legumes, de palmito, a mistura destes ou outros ingredientes, abre o leque de ofertas para agradar ao gosto do paladar de toda a clientela.

Em minhas andanças pelo Estado de Santa Catarina, tendo em vista que residi em vários municípios, constatei, no convívio com muitas culturas existentes em nossa bela e Santa Catarina, que as receitas de empadão variam, tanto em relação à massa, quanto ao recheio.

Com o transcorrer do tempo, tive a oportunidade de experimentar e selecionar os melhores resultados, reunindo-os em uma única receita, obviamente, de acordo com as exigências do meu paladar.

Acho oportuno socializar o resultado dessa pesquisa.

Ingredientes da Massa:

  • 100 gr. manteiga (temperatura ambiente)
  • 100 gr. banha (temperatura ambiente)
  • 03 ovos inteiros
  • 01 colher (sopa) açúcar
  • 01 colher (café) sal
  • 01 colher de (sopa) fermento químico
  • Farinha de trigo em quantidade suficiente para dar ponto à massa

Como preparar a massa:


Colocar em uma tigela a manteiga, a banha, os ovos, o fermento, o sal e o açúcar, misturando bem, com o auxílio de uma colher. Ato contínuo, acrescentar a farinha de trigo, aos poucos, até que a massa adquira mais consistência. Neste ponto colocar a massa sobre a bancada da pia e com as mãos amassar e agregar mais farinha até que desgrude das mãos. Cobrir com papel plástico e deixar descansar enquanto preparar o recheio.


Ingredientes do Recheio:

  • 500 gr. carne moida pura (sem nervos e gordura)
  • 02 vidros de palmito picado
  • 02 cebolas médias bem picadas
  • 02 dentes de alho triturados
  • 03 tomates sem pele picados
  • 01 xícara (chá) de caldo de carne
  • Pimenta e sal a gosto
  • Salsa, cebolinha e majericão picados
  • 02 colheres (sopa) de manteiga
  • 01 copo de requeijão (utilizado na finalização)

Como preparar o recheio:


Em uma panela colocar a cebola e a manteiga, levar ao fogo, mexendo sempre, até que a cebola doure, acrescentar o alho, deixando este também dourar. Em seguida, a carne moida, mexendo sempre para não encaroçar. Se necessário, use o socador de feijão para desmanchar as pelotas de carne que eventualmente se formar.

Deixar a carne gratinar. Acrescentar o tomate  o sal e a pimenta, cozinhando por mais cinco minutos. Em seguida despejar na panela o caldo de carne e o palmito cozinhando até que o palmito fique macio. Para finalizar polvilhe farinha de trigo em quantidade suficiente para dar ao recheio a consistência desejada (equivalente à consistência de recheio de pastel).

Retirar do fogo e acrescentar os temperos verdes.


Como finalizar:


Com 2/3 da massa forrar as laterais e o fundo de um recipiente refratário, com o auxílio das mãos.

Sobre a massa, no refratário, colocar a metade do recheio. Em seguida, distribuir sobre este recheio, o requeijão. Despejar por último, a outra metade do recheio.

Com o restante da massa, fazer uma farofa, agregando mais farinha de trigo à ela e esfarelando com os dedos. Utilizar esta farofa para cobrir o empadão

Levar ao forno, 200 graus, até que a massa fique de cor acastanhada, por aproximadamente 30 minutos.

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …