Torta de Amendoim

Torta de Amendoim

A Cozinheira.

Lembro do tempo em que era menina, quando em ocasiões festivas, minha mãe contratava a cozinheira, uma senhora de descendência alemã, para preparar os doces e salgados.

Para mim a festa já tinha início com os preparativos. Ficava atenta a cada detalhe e me deleitava com os preparativos das tortas confeitadas com esmero de detalhes. Eram momentos encantados ver os ingrediente sendo misturados e resultarem, como num passe de mágica, naqueles maravilhosos doces coloridos.

Admirava aquela senhora e a espreitava como se fosse mística, inigualável no desempenho de sua tarefa de cozinhar.

Era contratada para preparar todo o tipo de festa, desde aniversários, primeira comunhão, casamentos, festas populares e religiosas. A divulgação destas últimas eram propagandeadas anunciando-se o nome da cozinheira, que por si só garantia o sucesso do evento.

Hoje a tal senhora já não vive naquela comunidade. Por certo está a preparar todas aquelas maravilhas degustativas para anjos e arcanjos.

Importa destacar que pela sua dedicação de praticar com esmero, competência e amor o ato de cozinhar, deixou seu exemplo de modelo a seguir e por certo serviu também a mim que, na tentativa de desmistificação daquela figura feminina, não economizei esforços no sentido de executar com êxito a tarefa de bem cozinhar.

Em homenagem a esta senhora apresento a receita de uma torta de amendoim, também esta, receita de família tradicional de origem alemã.

Massa / Ingredientes:

  • 04 ovos
  • 02 xíc. (chá) manteiga (temperatura ambiente)
  • 03 xíc. (chá) açúcar
  • 03 xíc. (chá) farinha de trigo
  • 01 xíc. (chá) amido de milho
  • 350 ml. leite
  • 01 colher (chá) essência de baunilha
  • 01 colher (sopa) fermento em pó químico

Como preparar a massa:

Colocar a manteiga na tigela da batedeira juntamente com o açúcar e as gemas, bater por 05 min.; acrescentar aos poucos o leite, alternando com a farinha de trigo e o amido de milho misturados; quando a massa estiver homogênea, desligar a batedeira, acrescentar as claras batidas em neve e, com o auxílio de uma espátula incorporá-la à massa; por último colocar o fermento mexendo delicadamente, até que o mesmo se misture à a massa.

Despejar 2/3 da massa em uma forma redonda, 26 cm. de diâmetro, untada e enfarinhada; no 1/3 restante da massa acrescentar 02 colheres (sopa) de chocolate em pó ou cacau em pó, mexendo com a espátula, até que o chocolate se incorpore à massa; despejar a massa de chocolate sobre a massa que já está na forma e fazer leves movimentos circulares para mesclar a massa branca com a de chocolate; levar ao forno, pré aquecido, 200 graus, por aproximadamente 40 minutos.

Recheio e cobertura/

Ingredientes do creme de manteiga:

  • 200 gramas manteiga em temperatura ambiente
  • 02 ½  xíc. (chá) açúcar
  • 03 gemas peneiradas
  • 03 claras em neve

Ingredientes do crocante de amendoim:

  • 500 gramas amendoim torrado e descascado
  • 01 xíc. (chá) açúcar

Como preparar/

Creme de manteiga:

Colocar a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bater po 05 minutos; acrescentar as gemas e bater por mais 02 minutos; desligar a batedeira, acrescentar as claras em neve e incorporá-la ao creme mexendo com uma espátula.

Crocante de amendoim:

Triturar o amendoim torrado, usando um socador; colocar o amendoim triturado em uma frigideira anti aderente, acrescentar o açúcar e levar ao fogo, mexendo sempre, até que o açúcar caramelize e deixe o amendoim crocante; reservar e deixar esfriar.

Calda para regar a torta:

Colocar em uma panela 01 xícara (chá) de água juntamente com 02 colheres (sopa) de açúcar e 10 cravos da índia; levar ao fogo e deixar ferver por 02 minutos; coar e deixar esfriar.

Como montar a torta:

  1. Com o auxílio de uma faca afiada, cortar a massa no sentido horizontal, dividindo-a em dois discos;
  2. Colocar o primeiro disco (o de cima), emborcado em um prato para torta;
  3. Regar a massa com a metada da calda;
  4. Espalhar sobre o primeiro disco 1/3 do creme e, sobre este, ¼ do amendoim crocante;
  5. Colocar o segundo disco (o de baixo), emborcado, sobre o primeiro disco já recheado;
  6. Regar o segundo disco com o restante da calda;
  7. Cobrir a torta com o restante do recheio;
  8. Para finalizar, salpicar o crocante de amendoim sobre a torta e, com o auxílio de uma espátula, aderir o crocante nas suas laterais.
  1. georgina disse:

    torta crocante

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …