Torta Russa

Torta Russa

Esta receita veio às minhas mãos há aproximadamente duas décadas, quando residíamos na cidade de Lages/SC, através de uma amiga que, por sua vez, a recebeu de uma senhora doceira que a comercializava. É oportuno registrar que a preferência da sua clientela era por esta torta.

A partir daquele tempo, também eu passei a preparar esta torta e, via de regra, sempre agradando ao paladar de quem a provasse.

A receita:

Ingredientes:

  • 03 pacotes (200 gramas) bolacha maizena
  • 09 ovos
  • 12 colheres (sopa) açúcar
  • 250 gramas chocolate em pó
  • 02 pacotes (200 gramas) manteiga
  • 500 gramas de nozes ou amêndoas picadas
  • 250 gramas chocolate ao leite
  • 01 caixa (200 gramas) creme de leite
  • 02 cálices de licor de cacau misturado com 300 ml. leite

Como preparar:


Bater as claras em neve e reservar.
Bater a manteiga, em temperatura ambiente, com o açúcar até ficar cremosa; acrescentar as gemas peneiradas, continuando a bater por mais alguns minutos. Acrescentar o chocolate em pó e por último as nozes picadas batendo por mais alguns minutos. Este creme deve ser muito bem batido.
Acrescentar as claras em neve e com o auxílio de uma espátula, agregá-la ao creme delicadamente.

Em caixa de papelão ou forma retangular, forrada com papel alumínio, montar a torta:

  • 1ª camada – creme
  • 2ª camada – bolacha molhada na mistura do lei com licor
  • 3ª camada – creme

E assim sucessivamente, sendo a última camada de creme.

Levar à geladeira por algumas horas para gelar.
Decorrido este tempo, desenformar a torta em uma bandeja.
Levar ao fogo, em banho maria, o chocolate ao leite. Quando o chocolate estiver desmanchado, acrescentar o creme de leite, ainda em banho maria, mexendo muito bem para agregar o creme ao chocolate.
Cobrir a torta com esta mistura e decorar com raspas de chocolate e nozes picadas. Levar à geladeira para gelar.

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …

Risoto de Limão Siciliano

Sugerir risoto para qualquer cardápio está implícita a intenção de agradar a muitos. O prato é de preparo fácil, com resultado sofisticado e a garantia de agradar ao paladar mais exigente. No entanto, existem passos básicos a serem seguidos para o sucesso no preparo de qualquer risoto. A primeira providência …

Bolo de Cenoura

Fazer um bolo de cenoura ou fazer o melhor bolo de cenoura, eis a questão. A intenção não é parafrasear Shakespeare, mas vale tentar a segunda hipótese: fazer o melhor! Para conseguir tal intento, resolvi pesquisar e como resultado descobri que as receitas, via de regra, são basicamente iguais. Só …