Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Fazer um bolo de cenoura ou fazer o melhor bolo de cenoura, eis a questão.
A intenção não é parafrasear Shakespeare, mas vale tentar a segunda hipótese: fazer o melhor!
Para conseguir tal intento, resolvi pesquisar e como resultado descobri que as receitas, via de regra, são basicamente iguais. Só faltava saber porque o resultado nem sempre era igual. Assim, para descobrir, nada melhor que testar a receita. Após algumas tentativas constatei que o segredo consiste em aerar bem a massa e, para tanto, basta bater as claras em neve e não colocar a farinha no copo do liquidificador, pois este processo ajuda para que a massa fique muito pesada.
Agora é só colocar em prática e seguir a receita:

Ingredientes:

 

  • 01 xícara (chá), não muito cheia, de óleo de girassol
  • 02 cenouras grandes picadas
  • 04 ovos
  • 02 xícaras (chá) de açúcar
  • 02 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 01 xícara (chá) amido de milho
  • 01 pitada de sal
  • 01 colher (sopa) fermento em pó químico

Como preparar:

 

  1. Colocar no copo do liquidificador a cenoura, o açúcar, o óleo as gemas e bater até que fique uma mistura homogênea.
  2. Numa tijela colocar a farinha de trigo e o amido de milho peneirados juntos.
  3. Bater as claras em neve e reservar.
  4. Despejar a mistura do liquidificador sobre as farinhas e bater bem, de preferência, com batedeira.
  5. Por último acrescentar o fermento e as claras em neve e misturar à massa delicadamente com o auxílio de uma espátula.
  6. Colocar a massa em assadeira untada e enfarinhada e levar ao forno, pré aquecido, 180 graus, por 35 minutos.

Retirar do forno e cobrir com a seguinte calda:

  1. Colocar em uma panela uma xícara (chá) de açúcar, 5 colheres (sopa) de leite, 04 colheres (sopa de chocolate em pó, 01 colher (sopa) de cacau em pó e 03 colheres (sopa) de manteiga. Levar ao fogo brando, mexendo sempre, até que a mistura fique cremosa.
  1. Olá Eva,

    Tudo bem? Espero que se lembre de mim…
    Adorei o blog que visitei por indicação da mãe, que inclusive fez a receita do seu bolo de cenoura e ficou uma delícia! Faltou somente a cobertura, que a mãe não quis fazer para ficar mais light, mas da próxima me encarregarei da cobertura!
    Como recém casada, visitarei o blog semanalmente, para também descobrir o “mundo maravilhoso da cozinha”, porque por enquanto ando mais como o Júlio e o César, no ” mundo maravilhoso da internet” hahaha
    Adorei o blog, e obrigada por tudo, nunca esquecerei as mil caronas na infância.
    beijo,
    Heloisa

    • eva Eme disse:

      Heloisa, querida amiguinha,
      Embora tardiamente, muito tardiamente (diga-se de passagem), quero deixar registrado o quanto me sinto grata em receber estas carinhosas linhas. Saiba que lembro com saudades daquele tempo, em nossa querida Blumenau, quando, com a alegria contagiante sua e de meus filhos Júlio e César, transportava vocês para o o curso de Inglês.
      Fico feliz em saber que estás bem, casada e feliz!!!
      Beijos pra você e transmita meu abraço de amiga à sua Mãezinha!!!

  2. anna carolina sua subrinha disse:

    aaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnn o bolo de cenoura aaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn proxima vez que eu for ai vc fara um bolo ; de cenoura; ta tia

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …