Risoto de Limão Siciliano

Risoto de Limão Siciliano

Sugerir risoto para qualquer cardápio está implícita a intenção de agradar a muitos. O prato é de preparo fácil, com resultado sofisticado e a garantia de agradar ao paladar mais exigente.

No entanto, existem passos básicos a serem seguidos para o sucesso no preparo de qualquer risoto. A primeira providência é selecionar arroz próprio para risoto, do tipo arbóreo ou carolino, vinho de qualidade e de sabor suave e, dispor do tempo integral para o preparo da receita, pois depois de começar o seu preparo, não pode ser interrompido até o momento de servir. Antes de iniciar, recomenda-se organizar todos os ingredientes sobre a bancada da cozinha.

Ingredientes:

 

  • 02 xícaras (chá) arroz arbóreo ou Carolino
  • 01 litro de caldo de legumes
  • 01 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 02 limões sicilianos
  • 01 cebola de cabeça (grande) bem picadinha
  • 04 dentes de alho esmagados
  • 04 colheres (sopa) de manteiga
  • 01 xícara (chá) queijo ralado fino
  • 01 colherinha de açúcar

Como preparar:

 

Em uma panela coloque um litro de água e 1 ½ tabletes de caldo de legumes e leve ao fogo até ferver para dissolver o caldo.

Em panela de fundo grosso coloque 02 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo. Acrescente em seguida a cebola e mexa até gratinar. Coloque o alho esmagado e deixe no fogo por mais um minuto mexendo sempre.

Coloque, em seguida, o arroz sem ser lavado, mexa bem até que o arroz frite levemente. Coloque o vinho e continue mexendo, por dois minutos, até que o álcool do vinho evapore.

Acrescente o suco dos dois limões espremidos, depois de ser ralada a película amarela de sua casca. Para isso, rale a casca do limão, delicadamente, para não ralar a sua parte branca (reserve a raladura).

Acrescente, aos poucos, o caldo de legumes, enquanto o risoto cozinha, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.

Quando tiver colocado a metade do caldo, acrescente a raladura da casca do limão e o açúcar.

Depois de ter colocado todo o caldo na panela, experimente para verificar se o arroz está cozido. Acrescente mais sal, se necessário.

Desligue o fogo, coloque 02 colheres (sopa) de manteiga, o queijo ralado e misture para agregar todos os ingredientes.

Sirva em seguida.

  1. Vera disse:

    Boa tarde..
    Comemos este risoto.. foi o maior sucesso!!!!
    Beijoooss!!!!

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …