Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho.
Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa.

O cenário era de final de tarde, com os raios solares ainda a refletirem no horizonte, com temperatura característica do inverno de nossa paradisíaca ilha da magia e, por que não dizer, também da fantasia dos que aqui aportam. Assim, degustar a sopa de feijão apresentou-se oportuna, tendo em vista a hora e o aconchego do lar, dado o frio da noite de inverno que já se anunciava.

 

A receita:

 

  • Sopa de feijão branco com lingüiça calabresa
  • 500 gramas de feijão branco
  • 02 lingüiças calabresas
  • 02 cebolas de cabeça bem picadas
  • 05 dentes de alho espremidos
  • 02 colheres (sopa) de azeite
  • Sal a gosto
  • 01 xícara (chá) salsa picadinha
  • 01 xícara (chá) cebolinha verde picadinha
  • ½ xícara (chá) folhas de manjericão picadinhas
  • Pimenta a gosto
  • 01 colher (sopa) de vinagre de vinho
  • 01 colher (café) de açúcar
  • 02 colheres (sopa) de farinha de aveia de moagem média

 

Como preparar:

 

Coloque o feijão de molho em água, de véspera.

Escorra o feijão, coloque em panela de pressão com 03 litros de água, sal a gosto e cozinhe pelo tempo de uma hora, a partir do momento em que começa a soltar pressão.

Enquanto isso, coloque a cebola de cabeça picadinha em uma frigideira antiaderente, com o azeite e leve ao fogo até gratinar. Acrescente o alho e gratine. Coloque em um recipiente e reserve. Na mesma frigideira coloque a lingüiça calabresa e leve ao fogo até que a mesma frite e solte a gordura.

Decorrido o tempo de cozimento do feijão, abra a panela de pressão, acrescente a cebola e o alho gratinados, a lingüiça calabresa frita, o vinagre, o açúcar e a pimenta. Cozinhe por mais dez minutos com a panela aberta. Acrescente, mexendo sempre, a farinha de aveia desmanchada em água, os temperos verdes e mais sal, se necessário.

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …