Torta da Elisa

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à arte de bem cozinhar.

Sim, “cozinhar é arte, arte que não se copia, mas se recria nas mãos de novos artistas”. Elisa se revela como nova artista, lembrando mais uma vez que a arte só se revela através do amor, como que a reafirmar também que “cozinhar é um ato de amor”.
Quando provei a receita preparada pela querida Elisa, gostei, aprovei e, com a devida autorização da autora, eu a apresento como sugestão.

 

Ingredientes Farofa:

 

  • 02 colheres (sopa) margarina com 70%, ou mais, de lipídio em sua fórmula
  • 01 xícara (chá) de açúcar
  • 02 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 01 ovo
  • 01 colher rasa (sopa) de fermento em pó químico
  • 01 colher (sobremesa) de canela em pó (opcional)

 

Ingredientes Creme:

 

  • 01 lata de leite condensado
  • A mesma medida da lata de leite integral
  • 02 colheres (sopa) de amido de milho
  • 01 lata de creme de leite.
  • Bananas maduras cortadas em rodelas.

 

Como preparar a farofa:

 

Coloque, em uma tigela, a margarina, o açúcar, o ovo e misture tudo muito bem. Acrescente a farinha de trigo, o fermento e a canela em pó (opcional) e, com as mãos, misture os ingredientes até que fique com consistência de farofa. Reserve.

 

Como preparar o creme:

 

Em uma panela coloque o leite condensado, o leite integral, o amido de milho e leve ao fogo moderado, mexendo sempre, deixando cozinhar até ficar um creme consistente. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Quando estiver frio acrescente o creme de leite e misture bem.

Montar a torta em camadas em uma forma refratária:

  1. Metade da farofa
  2. As bananas cortadas em rodelas
  3. O creme
  4. O restante da farofa
  • Assar em forno, pré aquecido, 180 graus, por 45 minutos.
  1. Addy disse:

    It’s so delicious… I translated and made, it was perfect…Thanks.

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …