Crepe de Ricota e Bacon

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente!

Ingredientes:

Para a massa básica:

100 gramas de farinha de trigo

01 ovo mais uma gema

175 ml. de água

175 ml. de leite

15 gramas de manteiga derretida

1/2 colher (sopa) de salsa picada bem miudinha (para obter bom resultado, depois de picar a salsa, bata muitas vezes com a faca sobre a mesma até que fique finamente picada)

sal a gosto

Para o recheio:

100 gramas de ricota amassada com o auxílio de um garfo

50 gramas de bacon picado em tirinhas

50 ml. de creme de leite fresco (nata)

15 gramas de nozes picadas

2 colheres de sopa de tomate picado em cubinhos (sem pele e sem sementes)

1 cebola (pequena) picada em cubos pequeninos

sal e pimenta do reino a gosto

Como preparar:

os crepes:

Em uma tigela, abrir o ovo, acrescentar mais uma gema, bater bem com o auxílio de um fouet e acrescentar aos poucos, o trigo, batendo até incorporá-lo à massa. Juntar o leite, a água, a manteiga, o sal e a salsa, misturando tudo muito bem.

Levar ao fogo uma frigideira anti aderente pequena, pincelar com manteiga derretida e assar os crepes individualmente, usando como medida uma concha pequena. Depois de assados, reservar.

o recheio:

Levar ao fogo uma frigideira anti aderente e refogar o bacon, acrescentar a cebola e refogá-la na mesma frigideira com o bacon. Reservar esta mistura.

Em uma tigela colocar a ricota, o creme de leite, a mistura do bacon com a cebola, as nozes, o tomate, o sal e a pimenta moída na hora, misturando tudo muito bem.

Rechear cada crepe individualmente, fazendo trouxinhas ou pacotinhos, como preferir, amarrando-os com um fio de  cebolete (passado em água fervente e depois gelada, técnica usada para os fios  não arrebentarem quando fizer o nó)

Antes de servir, levar ao forno, por poucos minutos, para aquecer.

Servir com molho de tomate ou outro de sua preferência.

 

 

 

 

 

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …