Pudim de Caramelo

Pudim de Caramelo

Pudim, a sobremesa que, via de regra, agrada ao paladar mais exigente. A receita apresentada é de suave textura, de maciez e sabor delicado, com o toque especial da baunilha. Para saboreá-lo é só seguir a receita do preparo conforme aqui descrito.

Ingredientes:

500 ml de leite

10 colheres (sopa) de açúcar

5 ovos

1 colher (sopa) de essência de baunilha

mais 10 colheres (sopa) de açúcar para caramelar a forma do pudim

como preparar:

Caramelar o açúcar, forrar as paredes internas da forma de pudim e reservar para esfriar;

Ferver o leite durante quatro minutos;

À parte, bater ligeiramente os ovos com o açúcar;

Incorporar o leite e a essência de baunilha aos ovos, sempre mexendo, sem espumar e passar tudo por uma peneira fina;

Despejar a mistura na forma caramelada, cobrir com papel filme e levar ao forno, em banho-maria, 160 graus, por aproximadamente 40 minutos, até adquirir consistência.

Levar à geladeira, por algumas horas, até gelar.

Desenformar e servir com o molho de caramelo que resultou depois de gelado.

 

Bolo “Red Velvet”

Ingredientes: Massa: 2 1/4 xícara (chá) farinha de trigo 1/4 xícara (chá) cacau em pó 1/2 colher (chá) sal 8 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 1/2 xícara (chá) açúcar 2 ovos em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) corante vermelho em gel 1 colher (chá) extrato de …

Pão de cebola com azeitonas

Ingredientes: 300 gramas de farinha de trigo 120 ml. de água morna 2 gemas 2 colheres rasas (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (consistência de pomada) 1 cebola processada 2 dentes de alho triturados 50 gramas de azeitonas verdes picadas 1 colher (sopa) de orégano 1 colher rasa (sopa) de …

Crepe de Ricota e Bacon

Esta é uma versão salgada de crepe. A sugestão aqui apresentada para o recheio é só mais uma opção. No entanto, a combinação dos sabores destes ingredientes é muito delicada e agradável ao paladar. Experimente! Ingredientes: Para a massa básica: 100 gramas de farinha de trigo 01 ovo mais uma …

Sopa de Feijão Branco com Calabreza

Esta delícia me foi apresentada em uma ocasião especial, o “chá de bebê” oferecido por uma jovem e querida amiga gestante, na expectativa do nascimento de seu primeiro filho. Entre variadas e apetitosas iguarias lá estava ela, a sopa. O cenário era de final de tarde, com os raios solares …

Torta da Elisa

A denominação desta torta não é sem merecimento. O que me motivou a intitular como sendo de autoria da Elisa foi justamente pelo resultado da receita preparada pela jovem senhora, recém casada que, apesar da dedicação exclusiva e competente ao trabalho profissional, ainda encontra o tempo necessário para dedicar-se à …